segunda-feira

Não me deixem só ou Como ser um Cão em Roma


Quem leu o livro "A Revolução dos Bichos" do Orwell sabe: depois de influenciar a bicharada, numa revolução contra os humanos, os porcos conseguem tomar o poder, e tudo passa a ser do jeito deles. Todos os erros cometidos pelos humanos, passam agora, a ser cometidos por eles. Corrupção inclusive. Manipulação também. Ou seja, tornaram-se completamente humanizados!

Lembrei do livro quando vi um cão à porta de um supermercado aqui em Roma (Não se pode entrar com cães em lojas). Ele esperava o seu dono olhando desesperadamente para dentro do supermercado. Parecia agoniado. Imaginei que até o dono estaria preucupado lá dentro, pensando no seu cão. Aqui em Roma a relação cão & dono está assim: completamente humanizada. Gira por aí uma teoria que diz que os cães absorvem os hábitos de seus donos!!!!!

Quando eu fazia uma pós na PUC de BH ficava na comunidade dehoniana onde morava pe. Fábio de Melo. Ele também tinha um cão. Eu brincava com o Fábio dizendo que o cão parecia o filho que ele não teve, de tão agarrado que os dois eram, hehehehehe Era um cachorro enorme e esquisito (a moda era aquela, quanto mais esquisito o cachorro, melhor). Pelo que sei, hoje eles não estão mais juntos,hehehehehe.

Aí está o problema. O cão se afeiçoa ao dono. Mas o dono considera o bichinho até o momento em que este não atrapalha a sua vida. Tem muito cão abandonado por aí. Alguns morrem porque não conseguem suportar a ausência do dono. Aqui vale a máxima do Vinícius: o amor entre o cão e o seu dono 'é eterno enquanto dura'.

Que pena, o cachorro, no que tange a sentimentos, na maioria dos casos, é muito mais fiel que o homem.

Nenhum comentário: