quinta-feira

Defesa Doutorado Parte IV - O proxímo será em...(hehehe)

(na foto, o alívio do filho e a alegria da mãe)

Blog - No campo da Educação qual foi a maior ousadia de Dehon?
Pe. João - Fundar o Colégio São João, em pleno alvorecer da Terceira República francesa, com seu ideal de laicizar todo o ensino, foi de fato uma ousadia. Mas que isso, ele defendeu o ensino segundo o ideal cristão. Foi um advogado da visão educacional católica que não educa apenas para esta vida, mas para a vida eterna. Criticou a funcionalização do ensino. Superou a pedagogia dos castigos ou do desejo de honra, em voga naquele tempo. Sua pedagogia primava pela cordialidade. Ele acreditava na "via do amor", também em sala de aula.

Blog - Se Pe. Dehon lecionasse na Faculdade Dehoniana, que tipo de professor ele seria?
Pe. João - Sinceramente? Acho que seria difícil ele dar aulas. Pasme! Dehon nunca foi professor. Viajava demais. Pregava retiros. Escrevia livros. Qualquer semelhança é mera coincidência.

Blog - E se fosse aluno, qual seria o seu perfil?
Pe. João - Isso ele foi durante toda a vida. Ele sempre teve uma postura de aluno diante da história. Tinha ouvidos de aprendiz e coração de educador.

Blog - Você retorna depois de amanhã para o Brasil e retoma o seu cargo de Diretor- Geral da Faculdade Dehoniana. O que a Instituição pode esperar do prof. João Carlos Almeida, três vezes doutor?
Pe. João - Podem esperar alguém que descobriu um pouco mais o tamanho de sua ignorância e os limites do seu conhecimento. Doutorados valem pouco. O que importa é um momento vivido bem e os amigos que se tem. Carpe diem!


Um comentário:

Anônimo disse...

Motivo de grande alegria para nós dehonianos o aprofundamento da tese do Pe. Joãozinho, já dizia o Pe. Zezinho, seu confrade, "o amor é a resposta".
Gostaria de ler o tema, como posso ter acesso?
Receba os meus parabéns por mais esta fase cumprida! Viva o Coração de Jesus!