segunda-feira

Porque (às vezes, hehehehe) admiro Lula

Deu no "O Globo"

Animado com a possibilidade de o Brasil ajudar países da África e da América Latina com a tecnologia produzida nos laboratórios da Fiocruz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a política externa brasileira agora "pensa nos iguais". Ele afirmou que o país, nos governos anteriores, vivia em situação de subordinação aos Estados Unidos e à Europa.
— O Brasil tinha uma subordinação muito grande aos Estados Unidos e à Europa. E não tinha a dimensão de fazer política pensando naqueles que são iguais e que podem crescer junto com o Brasil. Hoje vivemos a melhor relação na América do Sul que já vivemos em qualquer tempo. Temos com a África relação de respeito e carinho. E, mesmo sendo pobres, podemos fazer muito mais. Se pudermos, vamos ajudar, porque os africanos nos ajudaram por 400 anos — disse o presidente, lembrando que a Fiocruz vai inaugurar, no ano que vem, um escritório em Maputo, capital de Moçambique, na África.
O presidente Lula afirmou ainda que a política externa, no começo do governo, foi criticada:
— A nossa política externa só foi criticada no começo porque, e eu compreendia bem, havia uma subordinação intelectual. Afinal de contas, o Brasil é um país colonizado, foi colonizado durante muito tempo e não é porque tem uma independência que nós deixamos de ser colonizados." Leia mais em O Globo

Nenhum comentário: